O computador

COMPUTADOR

O COMPUTADOR 

É uma máquina capaz de vários tipos de tratamento, informações e processos de dados. Nele você pode possuir armazenamentos de dados, processamento de dados. Computador é uma máquina tecnologica, a cada ano que passa, uma coisa nova é descoberta, e acreditamos que a cada ano que passa, o computador vai se evoluindo.

Para que a história do computador seja melhor compreendida:


  • A primeira geração foi de 1950 à 1958, os computadores estavam em fase de experiência.



  • A segunda geração foi de 1958 à 1965 eles eram mais rápidos possuindo cerca de 20 megabytes de memória, com fitas e discos.



  • A terceira geração foi de 1965 à 1975 possuíam uma vasta programação, uma variadas linguagens.



  • A quarta geração foi de 1975 foram os fabricados pela INTEL, possuindo banco de dados e uma muita agilidade na rapidez.


Em 1983, foi criado o LISA da APPLE, onde surgiu as mais variadas ferramentas e ícones.
Créditoshttp://www.textoonline.com/resumo-da-historia-do-computador/ )





A geração moderna, do mundo atual possui uma variedade de funções, com possibilidade de ler CD, gravar vídeo, reproduzir músicas, fazer downloads e processadores com muita agilidade, são chamados também de notebooks, laptops, com sistemas de operação como o Windous e outros diversos, possuindo uma novidade a cada minuto.


Créditoshttp://www.textoonline.com/resumo-da-historia-do-computador/ )


  Como funciona um computador?
A primeira vista, um computador é composto por um monitor, uma caixa, um rato, um teclado, uma impressora, etc. Dizemos que o monitor e a impressora constituem o dispositivo de output(saída) e o rato e o teclado constituem o dispositivo de input (entrada).
    Se abrimos a caixa de um computador, podemos ver vários elementos que parecem ser ligados entre eles. Este elementos constituem o hardware do computador.
    A primeira coisa que podemos ver é uma placa coberta de vários rectângulos. Esta placa é denominada placa-mãe e os rectângulos são circuitos integrados, também chamados chips.  


1. Slot 1 for Pentium® II processor cartridge
2. ATX power connector
3. CPU fan headert
4. AGP slot Supports AGP 66MHz/133MHz (Sideband) 3.3V device
5. SB-LinkTM header
6. Super I/O chipset
7. Five PCI slots
8. System BIOS
9. Hardware monitoring
10. Two ISA slots
11. Two USB ports connectors
12. PS/2 mouse port connector
13. PS/2 keyboard port connector
14. Three 168-pin DIMM sockets support for SDRAM module
15. Floppy port connector
16. Primary IDE connector
17. Secondary IDE connector
18. Clock generator
19. Intel 440BXchipset (82443BX and 82371EB)
20. Front chassic fan header
21. Standard/EPP/ECP parallel port connector
22. 16550 fast UART compatible serial ports connector(COM2)
23. 16550 fast UART comlatible serial ports connector(COM1)

Os principais blocos funcionais que se podem encontrar num computador:
  • a entidade que processa a informação: o processador. Utilizado para a execução de funções matemáticas, gráficas, de comunicações...
O processador é composto por blocos, cujo os principais são:
    • Conjunto de registos para armazenar temporariamente a informação que vem da memória.
    • Unidades funcionais para operar sobre as variáveis
    • Unidade de controlo que emite a sequência de sinais adequados ao funcionamento do processador e para actuação noutros componentes do computador

  •  a entidade que armazena a informação que está a ser processada: a memória principal. É onde é armazenada toda a informação que o CPU vai necessitar de utilizar. Esta informação é organizada em células que podem ser directa e individualmente endereçadas pelo CPU. Cada célula tem normalmente 8 bits de dimensão.

  •  as unidades que estabelecem a ligação deste par de entidades com o exterior: o dispositivo de Entrada/Saída, incluindo:
    • dispositivos que fazem interface com o utilizador: monitor, teclado, rato, impressora, colunas de som, etc.
    • dispositivos que armazenam grandes quantidades de informação, também designados por memória secundária: disco, banda magnética, CD-ROM, etc.
    • dispositivos de interface para comunicação com outros equipamentos: interfaces vídeo, placas de rede local, modems, etc.
    • dispositivos internos auxiliares, como um temporizador, um controlador de interrupções, um controlador de acessos à memória(DMA), etc.

Indispensável ainda num computador, o barramento é o componente da arquitectura que interliga todos os componentes do computador. Trata-se de um conjunto de condutores eléctricos através dos quais passa três tipos de informação:
·         Dados, transferidos bit a bit por cada um dos condutores
·          Endereços, que indicam o local de destino/origem dos dados
·         Controlo, como sinais de relógio, sinais de interrupção, etc.

Distinguem-se dois tipos de barramento dentro do computador:
·         Barramento Local (ou de Sistema), que interliga sincronamente CPU e memória.
·         Barramento de Entrada/Saída, que interliga todos os outros dispositivos ao barramento local.

Créditos ( http://alumni.ipt.pt/~sandrina/trabalhos/como_funciona_um_computador.htm )


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